terça-feira, março 08, 2005

Treinador Rinus Michels

Vítima de complicações, após uma intervenção cirúrgica, morreu na última semana o mítico treinador holandês Rinus Michels, com 77 anos de idade.
Foi este treinador que inventou o “ Futebol Total”.
Ele impôs esse tipo de futebol nas equipas que treinou (Ajax e Barcelona), bem como na selecção holandesa, que ficou conhecida, nessa época, como a “ laranja mecânica “.
Para Michels não havia defesas e avançados. Havia sim uma equipa onde todos, à excepção do guarda-redes, tinham que atacar e defender, conforme o desenrolar do jogo.
O futebol, desde que bem jogado, é um espectáculo que encanta.
Infelizmente na nossa Super liga os três eternos candidatos ao título, com raras excepções em alguns jogos, apresentam um tipo de futebol errático, sem alma e sem ambição.
Sou simpatizante do F.C.Porto, mas estou desiludido com o tipo de futebol praticado pela equipa. Ainda no último jogo com o Penafiel, os jogadores portistas metiam pena- passes mal feitos, cortes incompletos, falta de pontaria e individualismo intolerável.
Uma autêntica desilusão.
Depois admiram-se de haver cada vez menos adeptos a ver jogos. Há estádios construídos para o Euro 2004, dimensionados para lotações mínimas de 25.000 a 30.000 lugares que, em jogos da Super liga, não apresentam 2.000/3.000 adeptos.
Assim, nem no mundo do futebol, lá vamos!

1 Comments:

Anonymous EBrandao said...

Por falar em futebol total, ontem Chelsea-Barcelona deram um espectáculo que faz envergonhar a nossa dita "super"-liga.

Continua a publicar estes teus posts que eu continuarei a ir vê-los. Com gosto.

1:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home