quarta-feira, junho 08, 2005

SAÚDE ORAL DOS PORTUGUESES

Há dias li uma notícia relativa à saúde oral registada na população portuguesa.

As conclusões obtidas em estudos europeus, colocam Portugal nos piores lugares, com dentes cariados, perdidos ou obturados, mesmo na população mais jovem.

Uma das causas desta situação deve-se ao facto de não haver, por parte do Serviço Nacional de Saúde, campanhas de prevenção e politicas de saúde oral bem definidas.

Comecei a olhar mais atentamente para as pessoas que encontro no dia a dia e verifiquei que, efectivamente, existem muitos problemas de dentição junto da população portuguesa.

Em muitas reportagens transmitidas pela TV, quando inclui multidões de “ Povo “, ou em locais mais rurais, constata-se que o panorama da saúde oral em Portugal está doente.

A falta de saúde oral para além de transmitir doenças e provocar infecções, provoca uma quebra na auto-estima individual e cria dificuldades na interacção social.

1 Comments:

Blogger clinicadomarques said...

Um artigo que continua muito atual. Com o aparecer de tanta clínica dentária em Lisboa, Porto, e por todo o país é importante ajudar as pessoas a ter acesso a esses tratamentos orais. É também urgente que o sns pense na saúde oral dos portugueses a começar desde pequenino para que se possa prevenir problemas orais no seu futuro de adulto.

4:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home