terça-feira, julho 26, 2005

PARABÉNS BELMONTE

No meu blog tenho referido, por diversas vezes, o “desastre nacional” que se verifica na aprendizagem da Matemática.

Ontem, ao folhear o JN, li com muito interesse a notícia referente à aluna Ana Rita Elvas que frequentou a Escola C+S Pedro Álvares Cabral, em Belmonte (interior beirão), no último ano lectivo.

Teve 20 valores no exame do 12º ano quer a Matemática quer a Física.

Transcrevo algumas das afirmações proferidas por esta brilhante aluna:
- “Desde a Escola Primária que acho a Matemática mais fácil que outras disciplinas, porque não há subjectividade”.
- “ Na Matemática é preciso praticar muito, mais do que estudar, propriamente”
- “Acho que o apoio aos alunos deve ser feito logo desde o início. Caso contrário a Matemática parece difícil e depois de se perder o fio condutor nos primeiros anos de escola, é difícil recuperar o atraso”

Nos meus posts sempre referi que é necessário fazer uma revolução no ensino da Matemática, a partir do 1º ano do 1º ciclo.

É aí que se ganha a batalha contra o insucesso escolar a Matemática no nosso País (é uma vergonha que chumbem 70% dos nossos alunos nesta disciplina).

Sem Matemática é impossível termos sucesso no “choque tecnológico” tão apregoado por toda a gente.

3 Comments:

Blogger António said...

Venho agradecer a tua visita ao meu manicómio e as palavras que escreveste.
Aparece sempre.
Abraço

10:40 da tarde  
Blogger melissa said...

Olá
Gostei do seu post e concordo com você. O ensino da matemática é, muitas vezes, no mínimo precário. Eu sempre tive dificuldades com a matemática, mas não por falta de interesse e sim professores que muitas vezes não sabiam como ensinar. Acho isso muito chato porque vejo a matemática com algo fundamental para todos.
Gostei também da foto do casarão. Parece muito bem conservado.

Abraco,

Melissa

8:47 da manhã  
Blogger atento said...

Assim, talvez os lisboetas, em especial os que fazem parte da comunicação socila, desmitifiquem a ideia de que no Interior só há burros e coitadinhos. Venham cá, conheçam e vejam o que é qualidade de vida.
J-M

3:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home