terça-feira, julho 05, 2005

PORTO A PEDALAR

É de louvar a iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto ao disponibilizar 150 bicicletas, gratuitamente, a quem queira fazer deslocações mais ecológicas.

É reconhecido de todos que, na maioria dos centros urbanos das grandes cidades, a qualidade do ar é má, devido ao uso e abuso de combustíveis fósseis nos transportes.

Todos nós, sobretudo em dias de calor, sentimos os olhos a lacrimejar, quando percorremos ruas citadinas mais estreitas ou onde existam prédios muito altos, devido ao aumento de gases de efeito estufa.

Ora a iniciativa da Câmara Municipal do Porto é o início dum projecto que pode incentivar um estilo de vida mais saudável.

As bicicletas podem ser levantadas no Complexo Desportivo do Monte Aventino, todos os dias, entre as 9 e as 20 horas.

Se o utilizador requisitar uma bicicleta por um período inferior a 48 horas, terá que deixar o cartão de contribuinte, a carta de condução ou o passaporte.

Se o prazo for superior, o utilizador deve deixar uma caução-cheque no valor de 125 euros, que será devolvido no acto da entrega da bicicleta. Caso a bicicleta não seja entregue (o prazo máximo é de 6 meses), o cheque será descontado.

As bicicletas estão equipadas com um chip identificativo que permite, em qualquer momento, a sua localização. As bicicletas são numeradas para facilitar a identificação.

As bicicletas incluem publicidade ao património construído da cidade.

A iniciativa é válida, mas atendendo ao acidentado de grande parte da malha urbana, é necessário construir ciclovias, sobretudo nas zonas mais planas., para que o projecto “PEDALAR” seja coroado de êxito.