segunda-feira, agosto 22, 2005

POLIOMIELITE EM ANGOLA


Li ontem, com preocupação, que a poliomielite, apesar das 2 campanhas de vacinação feitas em Angola, regressou, tendo-se registado casos no Cacuaco, no Lobito, em Cazenga, em Saurino (Lunda Sul) e em Luena (Moxico).

A partir de 1988, a OMS, Rotary International e a UNICEF reuniram recursos financeiros e humanos para concluirem, até 2005, a erradicação da poliomielite em todo o Mundo..

No ano passado havia apenas 7 Países em todo o Mundo que não estavam livres deste vírus. Um País considera-se livre da poliomielite se, durante 3 anos, não aparecerem novos casos.

Os casos detectados em Angola vão obrigar a nova campanha de vacinação em todas as crianças com menos de 5 anos. Felizmente que esta nova campanha de vacinação vai ser mais fácil do que as anteriores, dado que não há guerra neste momento.

A maior parte dos intervenientes nestas campanhas de vacinação oral são voluntários, que se deslocam casa a casa, para administrar as 2 gotas da vacina.

As vacinas têm que ser transportadas com certos cuidados (refrigeração), para não se deteriorarem.

É inaceitável que crianças fiquem paralíticas para toda a vida, pelo simples facto de não terem tomado uma vacina que custa menos de 0,50 euros.

3 Comments:

Blogger rajodoas said...

Mais lamentável ainda é Angola ter um presidente que vive com a sua familia
faustuosamente à custa das comissões que lhe são pagas pela exploração petrolífera e deixa morrer as crianças desta e doutras formas piores como à fome e subnutridas. Com um abraço do Raul

7:46 da tarde  
Blogger mfc said...

Perguntem ao José Eduardo dos Santos se não é capaz de dar uma ajudazinha??!
Eu sei que ele tem "uns cobrezinhos" postos de lado!!!!

11:32 da tarde  
Blogger AJFF said...

Esta é mais uma situação em que uma pequena ajuda monetária iria fazer toda a diferença.

P.S. Muito interessante este blog. Até uma próxima visita.

8:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home