quinta-feira, agosto 11, 2005

VIGILÂNCIA MARÍTIMA


Vai ser instalado em Portugal, até final de 2007, um sistema de vigilância marítima (VTS), que terá 3 Centros de Controlo localizados em Paço de Arcos, Portimão e Aveiro, bem como 8 radares de longo alcance instalados em sítios estratégicos e 8 radares portuários.

Um dos radares de longo alcance ficará localizado em Arouca (terra onde vivo), na Serra da Freita (1100 metros de altitude), já que, mesmo a olho nu, desta Serra vê-se toda a costa marítima de Leixões a Aveiro.

Embora Arouca esteja a 60 Kms do Porto e a 70 Kms de Aveiro, a sua orografia vai permitir integrar o sistema VTS.

Este sistema, depois de instalado, vai permitir controlar a passagem de todos os navios ao longo da costa portuguesa (creio que passam diariamente 600 navios junto à nossa costa).

Portugal, dada a extensão da sua costa comparada com a dimensão territorial, precisa de apostar nas "AUTO-ESTRADAS DO MAR ", monitorizando e fiscalizando barcos de grandes dimensões e que transportam, alguns, cargas poluentes, navios que fazem limpeza dos porões causando poluição nas costas e barcos que actuam no contrabando.

O sistema, quando estiver a funcionar, vai permitir também que o nosso potencial de pesca na nossa ZEE seja mais fiscalizado, combatendo os predadores estrangeiros.

Sem saudosismos de antanho, temos que voltar a ver no mar um " OCEANO DE OPORTUNIDADES" para o nosso futuro colectivo. O mar que nos abraça tem enormes recursos, que urge preservar e valorizar.

Oxalá que consigamos vencer esse desafio que a todos nós diz respeito. BASTA QUERER!
Posted by Picasa

2 Comments:

Blogger Armando S. Sousa said...

Sem ser um slogan eleitoralista, o futuro de Portugal está no mar. Não esquecer que Portugal tem quase 10 vezes mais de área marítima que a sua área terrestre. Juntando a este facto o necessário estodo aprofundado dos Oceanos, penso que num futuro próximo, Portugal descobrirá o "seu petróleo".
Um abraço.

2:11 da tarde  
Blogger CP said...

Mais uma vez concordo com o armando.
Belo post.

11:31 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home