sábado, setembro 24, 2005

FEIRA DAS COLHEITAS

Está a decorrer, em Arouca, a tradicional FEIRA DAS COLHEITAS.

Há concursos pecuários, debates sobre temas agrícolas, exposição agrícola e pecuária, gincana de tractores, exposição das actividades económicas e de maquinaria agrícola, concertos musicais com a participação das Bandas Musicais de Arouca e de Revelhe (Fafe), desfolhada tradicional com arraial de concertinas, fogo preso e de artificio, desfile etnográfico e cortejo de açafates e espectáculos musicais.

Esta Feira das Colheitas nasceu em 1945, realizando-se, portanto, há 60 anos.

Em 1945, tinha terminado a II Grande Guerra Mundial. A Europa tinha ficado mergulhada num mar de miséria e fome.

Portugal, apesar de não ter participado activamente na guerra, era também vítima desse panorama tenebroso A agricultura tinha mergulhado na mais profunda letargia. Era o tempo de uma sardinha para 2, água de unto ao almoço e couves com feijão à ceia.

Nessa altura o Presidente do Grémio da Lavoura de Arouca, António de Almeida Brandão, homem ligado à agricultura, teve uma ideia para reanimar a lavoura em Arouca.

Criou uma Comissão em cada uma das 20 freguesias do Concelho a quem incumbiu a tarefa de angariar fundos para custear as despesas da festa, mas também para incentivar as comunidades a formarem grupos folclóricos para animar a festa e para se organizarem exposições dos melhores produtos cultivados em Arouca.

Como incentivo, instituiu vários prémios que contribuíram, na altura, para o aumento da produtividade da agricultura em Arouca.

Do fundo das arcas saltaram lindos trajes, recolheram-se canções e músicas da tradição popular e escolheram-se os melhores exemplares produzidos nos campos.

Jovens e velhos, homens e mulheres aderiram com entusiasmo a esta ideia e o bairrismo e a vaidade fizeram o resto.

No último fim-de-semana de Setembro de 1945, a Vila de Arouca encheu-se de milhares e milhares de arouquenses e de forasteiros. A festa foi um êxito e mereceu ser notícia nos principais órgãos de comunicação escrita da altura.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hey, you have a great blog here!
I have a tea cart site/blog. It pretty much covers tea cart related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

10:42 da tarde  
Blogger rajodoas said...

Não vou propriamente comentar o post mas referir a minha opinião acerca da anunciada candidatura de Manuel Alegre.Como já se julgava que ele estaria arredado da corrida a opção de várias pessoas direi mesmo de alguns simpatizantes socialistas, uns tal como eu tinha pensado votar Louçã mais outros havia que estariam dispostos a votar em Cavaco por não apoiarem Soares. Ora esta agora anunciada candidatura vai do meu ponto de vista não só não beneficiar
a candidatura de Mário Soares, como
prejudicar a possibilidade de Cavaco ganhar logo à primeira volta. Com um
abraço do Raul

11:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home