segunda-feira, Outubro 24, 2005

CRIAÇÃO DE GRILOS


Há cada coisa na vida!

Imagine-se que, num 16º andar dum prédio existente na cidade da Póvoa de Varzim, há um casal que se dedica à criação de grilos e de "grilas ". A criação é feita nas varandas do prédio.

Parece que este casal é o único criador português destes insectos ortópteros saltadores, que são vendidos, depois de crescidos, quer para as lojas que comercializam iguanas (e que antes importavam grilos para a sua alimentação), quer para restaurantes orientais, onde os grilos fritos bem crocantes, são considerados um pitéu.

O casal trouxe um grilo e uma grila da região de Montalegre, onde se tinham deslocado, para convívio familiar.

Actualmente, têm cerca de 6.000 grilos e grilas, de vários tamanhos e feitios. O casal só tem que se preocupar com dar alfaces aos bichos, bem como cuidar da limpeza das jaulas.

As fémeas (cujo termo cientifico é pútega) produzem, em média mais de 2.000 grilos.

Quanto a preços comerciais, aqui fica a tabela:
- 1 grilo em crescimento custa 0,70 euros
- 1 grilo pronto a grelhar custa 1 euro

Fiz alguma pesquisa na Internet e verifiquei que no Brasil comercializam-se grilos congelados a 50 Reais/Quilo
 Posted by Picasa

9 Comments:

Blogger rajodoas said...

Também li a notícia e fiquei surpreendido com a mesma. Claro que é que se iria lembrar de semelhante ideia. Daí serem no País os únicos a
produzi-los em larga escala com escoamento assegurado.
Com um abraço do Raul

11:10 da tarde  
Anonymous Quel said...

Olá
Passei por acaso por aqui, pois gostava imenso de ter um grilo macho, adoro desde bem pequena de os ouvir cantar e tenho saudades de ter um... se alguem me pudesse ajudar onde posso arranjar um pra mim, agradecia imenso.
Beijinhos, Raquel

1:25 da manhã  
Blogger trapiart said...

oláaa....o meu nome é Nádia Seixas e precisava da vossa ajuda...apesar de poder parecer estranho aconteceu-me o mesmo que a voces, fui a Boticas, a casa dos meus sogros e como adoro o cantar dos grilos apanhei dois um macho e uma femea e eles vieram comigo. ja nao é o primeiro ano que o faço, trago-os e coloco-os num recipiente com um grande terrão. neste momento sei que tenho varios grilos no compartimento mas nao sei o k vou fazer com eles posteriormente, pelo que vim pesquizar eles podem ser vendidos mas nao sei como o fazer, será que me podem dar umas dicas?? obrigada o meu email é nadia_seixas@iol.pt - fico á espera da vossa resposta....

6:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá! eu tenho 2 grilos macho, mas não tenho nenhuma fêmea e adorava ter uma para poder fazer creação!! será que conhecem alguém que venda "grilas"?? abraço obrigada

10:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estou começando a minha criação de grilos tenho disponivél uma femea

um abraço do bertáço

9:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola,

Eu AMO o som que os grilos produzem e os machos produzem esse som para atrair as femeas para a reproducao, muito interessante.
Mas eu estou com os meu grilos e nao consigo identificar qual e macho e qual e femea, dizem que e atraves das asas...alguma dica?
Obrigada!

5:18 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu tenho muitos grilos e grilas e dou-os de comer aos meus repteis, se alguem quiser machos e femeas eu dou...

12:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ola
li a msg anterior e estava interessado em fazer criação de grilos para alimentar os meus passaros...como posso fazer para me enviar alguns...agradecia imenso a quem me podesse dar deixo o meu nr de telefone 963832877 ou mail tatianafernandes99@gmail.com obrigado...

7:45 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bonito ter um grilo em casa,e depois de ler estes comentarios todos e alguns mais noutros blogs,decidi descobrir o valor real de um grilo no mercado e pelo que descobri, ou as pessoas que escrevem nos blogs "inocentemente" colocam zeros a mais no preço ou eu encontreios muito baratos!
Meus senhores os grilos mais caros que encontrei eram adultos e custavam 0.07€ !!!!

Um abraço do Rui

2:49 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home