segunda-feira, outubro 17, 2005

ENSINO DA MATEMÁTICA

Até que enfim que tomei conhecimento, hoje, de que foi atacado de frente o problema do insucesso escolar a matemática no nosso País.

Como?

Promovendo a formação contínua dos Professores do 1º ciclo em Matemática.

O sistema educativo tem que formar professores com boa formação científica. Se não for assim, estaremos num círculo vicioso, donde nunca mais saímos.

A iliteracia a Matemática não pode ser atribuída a uma causa genética.

Só com bons Professores é possível fomentar nos alunos o gosto pelos números e desenvolver nestes a lógica no raciocínio.

Se os alunos no 1º ciclo começarem a odiar os números, nunca mais recuperam.

Os resultados práticos desta formação contínua de Professores do 1º ciclo, só se verão daqui a 10 ou 15 anos, mas ainda bem que foi dado este passo, fundamental para o desenvolvimento duma cultura científica, essencial para o crescimento económico.

Oxalá que daqui a uns anos, na opção por um curso superior não se faça como agora. Vai-se para Letras, por se odiar a Matemática.

As opções têm que se fazer “a favor de “ e não “contra “ qualquer coisa.

É assim que temos, no momento actual, dezenas de milhares de alunos com habilitação superior e que estão no desemprego. Para além do drama pessoal de cada um desses alunos, há que reconhecer que foram gastas verbas financeiras por parte do Estado e das Famílias para nada. Desse esforço ficou apenas o vazio existencial.