sexta-feira, outubro 14, 2005

TRILOBITES DE AROUCA


Hoje de tarde, tive que me deslocar à freguesia de Canelas do Concelho de Arouca para entregar um colchão anti-escaras disponibilizado pelo Núcleo Concelhio da CVP a uma Senhora idosa acamada.

No regresso passei pela louseira que é explorada nessa freguesia e onde aparecem muitos fósseis..

Há cerca de 570 milhões de anos a região de Arouca encontrava-se coberta pelo mar. Depositaram-se, nessa altura, os sedimentos que formam o designado " Complexo Xisto-Grauváquico" e que deram origem aos xistos. O mar, há muitos milhões de ano recuou, deixando estas rochas a descoberto.

Na exploração louseira de Canelas têm aparecido muitas trilobites que foram objecto de estudo por parte de muitos paleontólogos - Galoupim de Carvalho e Prof. Dr. Armando Marques Guedes da Universidade Nova de Lisboa.

As trilobites eram curiosos animais que os paleontólogos classificam como artrópodes.

Os seus corpos estavam divididos em 3 partes - um cefalão (a cabeça), um tórax (as costelas) e um pigídio (a cauda). Cada uma destas partes tinha 3 lobos (um central e 2 laterais), daí o seu nome de trilobites.

Durante o seu crescimento, as trilobites, tal como outros artrópodes, levavam a cabo mudas periódicas das suas carapaças, deixando -as no fundo do mar.

Por isso, a maioria dos fósseis das trilobites de Arouca representam carapaças abandonadas e não carcaças.

A maioria das trilobites presentes em Canelas vivia sobre o fundo do mar, alimentando-se das inúmeras partículas de materiais orgânicos depositados na camada superior e mais floculenta dessa superfície.

Existem centenas de trilobites recolhidas, algumas de grande dimensão.

O proprietário da louseira está a construir um edifício para expor o valioso espólio encontrado.

De certeza absoluta que este espaço, logo que aberto ao público, vai ter milhares de visitantes ao longo do ano, sobretudo da população escolar.

No próximo post, vou mostrar uma foto desse espaço em construção
Posted by Picasa

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

já está aberto em canelas o restaurante trilobite, vejam as fotos!
http://valerioscar.spaces.live.com/blog/cns!2C468CEDD50FC30C!921.entry

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home