terça-feira, novembro 22, 2005

CURIOSIDADES CRIATIVAS

Quero partilhar com os leitores 4 casos de que tive conhecimento e que demonstram que nós Portugueses, quando queremos, fazemos coisas com sucesso.

1º Caso
A Universidade do Porto (é presentemente a maior universidade portuguesa 27.000 alunos e 2.300 docentes) decidiu que, para além de ser um “Centro de Excelência, podia lançar produtos de alta qualidade, que designou por Colecção “ PRESTÍGIO”
O projecto, para além de contribuir para elevar a marca “UP “, visa colocar à disposição de mais de 70.000 ex-alunos, alunos e docentes um conjunto de peças assinadas por artistas de reconhecido mérito, pertencentes aos quadros da U.P.
A 1ª peça artística colocada à disposição do universo pré-definido, foi uma caneta desenhada pelo Prof. Francisco Laranjo da Faculdade de Belas Artes do Porto.
A caneta imita um papiro egípcio, transmitindo a ideia da passagem duma mensagem em forma de papel enrolado que se passa a alguém.
A U.P colocou à venda 2 modelos desta caneta – a “Prestígio” em corpo de prata maciça banhada a ouro de 24 quilates e a “ Aluminium “ disponível nas vertentes caneta e roller.

2º Caso
A Vista Alegre ganhou o concurso internacional de design e fabrico mundial das chávenas para a Nestlé.
Venceu todos os concorrentes europeus e asiáticos.
São milhões de chávenas/ano.

3º Caso
A Galp, em parceria com a Amtrol, INEGI e a Universidade do Minho, desenvolveu um projecto duma nova garrafa de gás, que é 50% mais leve que a tradicional, é mais ergonómica e tem um reservatório interior em aço reforçado por uma matriz de polipropileno e fibra de vidro.
A parede exterior é constituída por polietileno de alta densidade, dispondo duma válvula de segurança e um fusível térmico que protege no caso de temperaturas elevadas.
Esta garrafa foi galardoada, este ano, com o prémio “ SPIRIT OF CONQUEST “.

4º Caso
Um inventor de Oliveira de Azeméis foi premiado com a medalha de ouro num certame internacional, realizado em Genebra, onde competiu com 750 inventores de 45 Países.
Trata-se dum sistema de alarme para viaturas que, no caso de serem roubadas, podem ser bloqueadas, à distância, através do telemóvel do proprietário
Imoralidade da história
O inventor está desempregado e não encontra quem queira financiar o desenvolvimento técnico e comercial dos seus vários projectos ligados à segurança.

2 Comments:

Blogger Francis C. Afonso said...

Excelentes exemplos da nossa competência que carece apenas de um de um plano e de um bom guia para chegar a bom porto.

10:42 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acrescento outro exemplo de dinamismo: o projecto EDV Digital que me permite enviar esta mensagem.

O Projecto EDV Digital visa interligar os Municípios entre Douro e Vouga, através de ligação em fibra óptica, beneficiando a troca de informações entreaas várias entidades.

Permite também o acesso wireless em vários pontos, alguns dos quais na vila de Arouca.

Continua a blogar!!

'nheiro

5:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home