sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Energia Eólica

O vento, há mais de 4.000 anos que é usado como fonte de energia, primeiro na Pérsia com os sistemas de bombagem de água, depois com os barcos à vela e com os moinhos de vento para moer cereais.

Portugal impôs-se ao Mundo, há mais de 500 anos, quando usou em seu proveito, conciliando sabedoria, engenho e ambição, com a força do vento e do mar.

Foi usando o vento e o mar que “ demos novos Mundos ao Mundo “.

Quando o petróleo atingir 100 dólares/barril, como vai ser a nossa vida, que depende 87% dos produtos petrolíferos importados, como fonte de energia primária?

Volvidos 5 séculos, temos que voltar a apostar na força do vento e do mar, para alimentarmos a nossa civilização energívora.

Países muito mais ricos do que nós (por exemplo a Dinamarca), apostaram fortemente na energia eólica, chegando a construir plataformas marítimas para a produção de energia deste tipo.

Em Arouca, está a instalar-se um Parque Eólico no cimo da Serra da Freita (a mais de 1.000 metros de altitude e com neve neste momento), com 25 aerogeradores.

O funcionamento destes aerogeradores é o seguinte:
- há um sistema hidráulico que faz girar toda a máquina instada no topo das torres, para que o vento incida sempre frontalmente nas pás ( que pesam 2 toneladas cada )
- as pás pela força do vento rodam e um multiplicador aumenta 80 vezes o nº de rotações
- o movimento do sistema transmite-se a um gerador, onde se transforma em energia eléctrica
- um anemómetro regista a direcção e a velocidade do vento e dirige a orientação das pás
- as torres são de aço e pesam, em média, cerca de 80 toneladas e têm uma altura média de 55 metros ( a estátua do Marquês de Pombal em Lisboa tem 36 metros de altura )
- para que o sistema funcione, o vento deve ter uma velocidade mínima de 14 a 15 Kms/hora, sendo de 90Kms/hora a velocidade máxima admissível.

Cada aerogerador, em circunstâncias normais de funcionamento, produz 2.700.000 KW anuais de energia, o que equivale ao consumo de 1.800 habitações.

Em Arouca, a instalação deste Parque Eólico não foi pacífico, dado que ocupou 280 hectares de baldios pertencentes às freguesias de Albergaria da Serra, Cabreiros, Moldes, Santa Eulália e Urro. O Planalto da Serra da Freita por sua vez é uma zona de importante património natural e paisagístico. Aqui vivem alguns falcões peregrinos, águias Bonelli e bufos reais. Existem também uma flora rica em musgos, líquenes e espécies hidrófilas, para além da carqueja, alfazema, urze branca, azevinho e pilriteiro.

Em 2010, para cumprir o Protocolo de Quioto, temos que usar 39% da energia que consumimos, com base nas fontes renováveis, caso contrário teremos que comprar direitos de emissão de gases. Se não fizermos nada para reduzir as emissões, poderemos ter que pagar, a partir de 2010, cerca de 1,2 mil milhões de euros/ano pelas licenças de emissão de CO2.

Quem vai pagar este custo acrescido? O consumidor final, evidentemente.

Nota Final

No inicio deste post falei também na riqueza do mar que nos cerca. É um recurso inesgotável e que para além da pesca e da exploração dos produtos químicos e minerais, pode ser aproveitado para produzir energia, através do movimento das ondas (há uma central experimental na Ilha do Pico e uma empresa privada em conjunto com o IST e com o INETI está a desenvolver um projecto de bóias flutuantes para gerar energia a partir do movimento das ondas).

2 Comments:

Blogger contradicoes said...

E nós temos estado a desperdiçar este valioso recurso. Aliás não somos nós é
a empresa que nos explora mensalmente
com a factura do fornecimento de energia eléctrica porque nunca se preocupou em investir nas energias alternativas apenas dedicando-se à exploração dum recurso assegurado pelo investimento inicial, ou seja as barragens hidro-eléctricas e centrais
de fuel. Com um abraço do Raulz

1:19 da tarde  
Anonymous bevaristo@nordex.com.pt said...

Caro Amigo

relativamente ao Parque Eolico da Serra da Freita, o sr. tem algumas impressisões relativamente ao nºde aerogeradores, potencia e modo de funcionamento. Como Site Supervisor da enpresa Nordex Energy GmbH, enpresa que efectua a montagem dos aerogeradores, encontro-me á sua disposição para exclarecimentos.
muito obrigado.

bevareisto

1:14 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home