sexta-feira, agosto 25, 2006

Mochilas Escolares

Encarregados de educação duma freguesia de Santa Maria da Feira promoveram um protesto contra o peso das mochilas escolares.

Pediram, também, que a Presidência da República se associasse à sua luta.

A mim causa-me alguma preocupação a maneira como os alunos, sobretudo os mais jovens, transportam aos ombros quilos de livros e manuais em condições que provocam, de certeza, malefícios à coluna vertebral.

Com a evolução da tecnologia e sobretudo da Internet, seria aconselhável que os manuais escolares fossem substituídos por fichas temáticas formato A4.

Os alunos, em vez de transportarem quilos de livros, poderiam transportar numa simples pasta as fichas dos temas que vão sendo abordados nas aulas. (equações, renascimento, lutas liberais, metamorfismo, electrodinâmica etc.).

Através da Internet os alunos poderiam ampliar os seus conhecimentos, fazendo pesquisa suplementar sobre os temas, imprimindo-os em folhas A4, o que os obrigaria a serem responsáveis pela sua valorização pessoal.

Ao Pais, em vez de terem de despender somas avultadas, no mês de Setembro, com a aquisição dos livros e dos manuais, poderiam fasear as suas despesas duma forma mais espaçada, ao longo do ano.